BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (26)

Secretária de Administração é desligada do executivo cabo-friense; Dr Adriano tem que pagar servidores de Cabo Frio até 5º dia útil se não quiser levar multa; Araruama tem inaugurações na Sobara, abertura do Natal e pacotão de obras; Câmara de Búzios recebe pedido de impeachment do prefeito; Iguaba festeja 23 anos da Apae; São Pedro da Aldeia multiplica voluntários para lidar com desastres; Arraial do Cabo monitora praias... E muito mais!


INSUSTENTÁVEL

Elicéa da Silveira não responde mais pela secretaria de Administração de Cabo Frio. A batata da secretária já estava assando há cerca de uma semana, quando ela fez uma postagem na sua página pessoal do Facebook, sobre a Escola Edith Castro, em Tamoios, construída quando José Bonifácio era prefeito. Acontece que o pedetista é pré-candidato a prefeito em 2020 e concorrente direto de Adriano. Repercutiu muito mal. Teve gente do primeiro escalão - do time que "veste" a camisa - que ficou revoltado com a situação e chegaram a cobrar do prefeito uma atitude. Aí já viu né, ficou difícil de segurar. Por seu lado, Elicéa tentou dar uma explicação sobre a postagem mas, ao que parece não colou (também, se colasse, seria ainda mais inusitado). A realidade é uma só: a situação ficou completamente insustentável. Adriano teria até ficado magoado e uns dizem que ele se sentiu extremamente decepcionado, criando um ambiente de desconfiança. Fontes ligadas a ela disseram que foi Elicéa quem pediu demissão. Mas nos bastidores dizem que não foi bem assim que aconteceu.

 

 

 

LIMINAR DOS PAGAMENTOS

A Justiça de Cabo Frio determinou que a prefeitura tem que pagar aos servidores municipais ativos até o quinto dia útil de cada mês e o 13º salário até o dia 20 de dezembro, conforme a lei. Além disso, o governo municipal tem um prazo de cinco dias, a partir da notificação, para apresentar um calendário de pagamento. Para dezembro, significa que os depósitos têm que ter sido feitos até dia 6. A liminar foi concedida pela juíza Silvana da Silva Antunes, da 3ª Vara Cível, em resposta a um mandado de segurança impetrado pelos sindicatos dos Servidores Municipais de Cabo Frio (Sindicaf) e dos Servidores da Saúde (SindSaúde). Na decisão ficou estipulada multa diária de R$ 100 mil em caso de descumprimento. Na alegação feira pela juíza, o pagamento deve ser feito no prazo legal por se tratar de verba de "caráter evidentemente alimentar, necessária ao sustento do servidor público e de sua família".

 

 

 

SOBARA EM FESTA

O grande dia chegou à comunidade da Sobara, que recebeu nesta terça-feira (26) a ampliação da escola - com novas salas de aula, área de lazer e recreação -, ginásio poliesportivo coberto e uma clínica de saúde. Tudo novinho em folha. E o pacote foi completo: de quebra a população ganhou pavimentação e melhorias no entorno e acesso ao bairro. A inauguração sofreu atraso de quase uma semana por causa da chuvarada que caiu no último dia 20, dia da consciência negra. Lívia era só sorrisos quando discursou aos presentes, ao lado da filha e do marido, Chiquinho da Educação. 

 

 

 

 

 

 

ABERTURA DO NATAL

Um dia antes, na noite desta segunda-feira (25), a prefeitura de Araruama fez a Abertura de Natal, numa Praça Antônio Raposo lotada com a Casa do Papai Noel (linda) aberta para visitação. Teve desfile com personagens natalinos, apresentação de música com orquestra e a criançada encantada com a atmosfera que se criou por ali. Foi um sucesso.

 

 

 

PACOTÃO DE OBRAS

A prefeita Lívia de Chiquinho (sem partido), fez ontem no Facebook o lançamento de "um grande pacotão de obras", como ela mesma nominou. Serão obras de drenagem e asfaltamento de várias ruas dos bairros Parque Hotel, Morro Grande, Jardim Califórnia, Praia do Hospício, Morro Moreno, Coqueiral, Norival Carvalho e Vila Canaã. "Já assinei toda a documentação e vamos marcar as licitações", disse Lívia. Será que essa foi a resposta dada em troco das duas últimas vitórias da oposição? Lembrando que semana passada esse grupo de vereadores conseguiu por fim ao estacionamento rotativo e ao desejo da prefeita em fazer contratações extras de ASGs.

 

 

 

 

PEDIDO DE IMPEACHMENT

A Câmara de Vereadores de Armação dos Búzios colocou o pedido de cassação do prefeito André Granado (MDB) em pauta na sessão desta terça-feira (26), mediante denúncia feita pelo vereador Neemias Lopes (DEM). Caso a maioria aceite o pedido, começa o processo de impeachment com a abertura de um comissão para tratar do caso. A denúncia que motiva o pedido de impeachment é feito em cima da decisão de afastamento de Granado do cargo pelo juiz da Comarca de Búzios, Gustavo Arruda, referente a não convocação dos aprovados no concurso público realizado em 2012. Até o fechamento da coluna a sessão ainda acontecia.

 

 

 

PLANO DE CULTURA

Nesta quarta-feira (27), Conselho de Políticas Culturais de Búzios realiza audiência pública para discussão do Plano Municipal de Cultura, das 9h às 16h, no plenário da Câmara de Vereadores. Elaborada pelo Conselho, a minuta do plano será apresentada e discutida com a comunidade. Na audiência as entidades representativas da sociedade civil e os representantes dos segmentos culturais terão a oportunidade de propor sugestões e alterações para a plano. Em seguida, a minuta será enviada ao poder Executivo. 

 

 

 

 

MONITORAMENTO DE PRAIAS

No fim da tarde desta segunda-feira (25), o prefeito Renatinho Vianna convocou os secretários municipais e a equipe de monitoramento montada para traçar estratégias caso esse material chegue ao município. Atualmente, Arraial do Cabo possui 30 agentes capacitados em treinamentos realizados pela Petrobras para o primeiro combate ao óleo e nesta terça-feira (26), a Sema realiza internamente uma capacitação dos demais agentes da guarda ambiental marítima. Além disso, a Guarda Ambiental Marítima realizará vistorias diárias nas praias cabistas. Ficou decidida também a criação de uma área de transbordo do possível material recolhido, a aquisição de mais 70 EPIs e material para a realização do trabalho e o planejamento do ordenamento do trânsito e fluxo de pessoas caso o óleo chegue à costa.

 

 

 

FAKE NEWS

Por causa de falsas notícias replicadas nos últimos dias em diversos grupos do município, a Prefeitura de Arraial do Cabo se posicionou de forma oficial para informar que o óleo que atingiu o nordeste não chegou ao município. "As imagens que circulam de uma mancha de óleo na Prainha são referentes ao vazamento de óleo da Petrobras, ocorrido em 4 de abril deste ano, e a situação foi prontamente resolvida junto a empresa e aos órgãos ambientais competentes, estando as praias liberadas para banho. A veiculação maldosa dessas imagens como se fossem o óleo do nordeste prejudicam não somente o turismo, como toda a população em geral, e provocam caos em diversos setores. Difamar a imagem de Arraial do Cabo é uma ação irresponsável. A Prefeitura reforça que uma equipe de monitoramento já foi montada e o município já trabalha em estratégias para uma eventual chegada do óleo a costa".

 

 

 

AMARELARAM

O ex-suplente de vereador Beço da Pitangueira (PC do B) e sua turma amarelaram. Isso mesmo. Mas não se assuste leitor da coluna, não é o que vocês estão pensando. 'Amarelar', em Arraial do Cabo tem outro significado, político: quer dizer que alguém foi para o time do prefeito Renatinho Vianna (Republicanos). Funciona assim: a cor da família Vianna é amarelo; as do Cardoso de Brito é laranja e os grupos ligados ao PDT usam azul. Portanto, o que a foto demonstra é que Beço e companhia estão fechados com Renatinho para 2020.

 

 

 

COMEMORAÇÃO ANTECIPADA

A Apae de Iguaba Grande completa 23 anos nesta quarta-feira (27), e para comemorar, a associação preparou um café da manhã para alunos, funcionários e autoridades do município nesta terça-feira (26). Quem participou da celebração foram o prefeito Vantoil Martins (Cidadania), o vice, Alexandre da Farmácia (PSB), e o secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Marcelo Durão. O Prefeito aproveitou a ocasião para declarar que as portas da Prefeitura de Iguaba estarão abertas para a associação. O Vice, Alexandre reafirmou o compromisso com a comunidade. Vale lembrar que a prefeitura renovou a subvenção com a entidade mês passado. Por lá, eles atendem pessoas com deficiência e suas famílias com auxílio médico, educação e assistência social.

 

 

 

PRAIA ACESSÍVEL

Ainda de Iguaba, no último domingo (24) Vantoil foi conferir de perto o "Praia Acessível", que levou futsal e capoeira para as areias da Orla do Ubás. O Projeto consiste em colocar as pessoas com deficiência para agitar a orla com muito esporte. A participação foi em massa e a população aprovou com louvor. Na foto, acompanhando o prefeito a presidente da Associação de Pais Eficientes de Iguaba Grande (Apeig), Bianca Duarte, e o secretário de Turismo, Marcelo Durão.

 

 

 

COMUNIDADES PREPARADAS

O coordenador-geral de Defesa Civil de São Pedro da Aldeia, Marcus Dothavio, está realizando de terça (26) até quinta-feira (28) mais uma edição do projeto "Comunidades Preparadas", que capacita os moradores em situações de desastres. O novo ciclo de palestras é realizado na Associação de Moradores do bairro São Mateus, das 19h às 21h30. As inscrições podem ser feitas no primeiro dia de curso ou na sede da Associação. "A capacitação de moradores das áreas consideradas de risco é fundamental, eles são treinados e capacitados para serem agentes voluntários de Defesa Civil", explicou Dothavio.

 

 

 

CARAVANA DA MULHER

A prefeita de Saquarema, Manoela Peres (DEM), recebeu nesta segunda-feira (25) representantes da executiva estadual de seu partido para a "Caravana da Mulher Democrata". O evento reuniu dezenas de mulheres do município e teve como objetivo mobilizar o público feminino à participação política. O partido está realizando estratégia de formação política de lideranças femininas e o encontro estadual é parte dessa estratégia, que busca trazer às filiadas novos conhecimentos para atuar na vida política ou ainda para estimular outras mulheres a fazerem parte da política. 

 

 

 

ABONO DE NATAL

O Requerimento 701/2019, de Julinho do Aeroporto (MDB), foi aprovado por unanimidade nesta terça-feira (26), na Câmara de Macaé. Será enviada correspondência ao Executivo perguntando sobre a possibilidade de concessão de abono de Natal a todos os servidores da prefeitura. Ainda segundo o vereador, o valor beneficiará o comércio. "Imaginem como vai aquecer a economia o pagamento de R$ 1.000 a mais para cada funcionário?" Marcel Silvano (PT) chamou a proposta de "uma importante provocação" ao prefeito Aluízio dos Santos Júnior (PSDB).

Categorias: Boca Miúda

Fotos da notícia




Outras notícias